O que é:


Através deste relatório é possível visualizar todas as contas a pagar da clínica para o período selecionado, sendo possível agrupar por fornecedores, separar por rateio e/ou por itens. Sua finalidade é o controle das despesas pagas e a serem pagas da clínica. 


O que fazer:

  • Será necessário ir em Relatórios > Contas a Pagar.

  • Ao selecionar a opção, a tela será redirecionada.
  • O sistema disponibiliza de filtros para otimizar a busca.
  • Após selecionar os filtros desejados, clique em gerar.
  • No filtro Centro de Custo, o usuário poderá selecionar os centros de custos indicados dentro das contas a pagar. Ou seja, se selecionar um centro de custo X e uma conta a pagar não aparecer, é porque ela não está para o centro de custo indicado. Neste caso, será necessário buscar pela conta a pagar em Contas a Pagar > Listar e verificar para qual centro de custo ela está. 
  • Se selecionar a opção de "Apenas contas em aberto", constarão como resultados apenas as contas que não foram quitadas, ou seja, pagas. 
  • O filtro Conta Pagamento, poderá ser utilizado para indicar a conta corrente em que consta o valor baixad
  • O separar por itens, quando selecionado, desmembra a conta, ou seja, se a conta possui X itens, o que era uma linha com todos os itens, se torna X linhas. 


Por que o resultado altera quando seleciono "separar por itens"? Não necessariamente, haverá esta alteração, mas se ocorrer, é necessário verificar os filtros utilizados. Como assim? Se no filtros é indicado um determinado Plano de Contas (Categoria da despesa) ou Centro de Custo, ao separar por itens, pode acontecer de nem todos os itens da conta estarem para a mesma categoria e/ou centro de custo. Desta forma, o que antes constava o valor total da conta, ao separar por itens, constará os itens que condizem com os filtros, sendo cada linha um item e seu valor unitário.


Observação: O filtro principal do relatório é o "tipo de data", pois define qual será a forma de busca - da data da competência (inserção da conta), data de vencimento (data em que a conta vence) e pagamento (data em que a conta foi paga).


Observação: No filtro categorias da despesa, poderá ser indicado o Plano de Contas utilizado na conta a pagar. Dessa forma, se selecionado categoria, constarão apenas as contas que estiverem com o Plano de Contas indicado. 


Importante: No filtro Situação da Conta, poderá ser indicado se deseja visualizar as contas quitadas, parcialmente quitadas ou em aberto. Dependendo do que for selecionado neste filtro, o relatório trará como resultado as contas pagas, as que não estão totalmente pagas ou as que foram criadas porém não pagas. 


  • Neste relatório não será possível configurar as colunas que serão apresentadas.
  • Os dados que constam são: categoria, centro de custo, data da competência, data do vencimento, descrição da conta, situação da conta, valor pago e valor total. 
  • Após gerar o relatório, será possível exportar os dados para Excel, arquivo CSV, Zip ou imprimi-lo, conforme indicado na imagem abaixo.


Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um e-mail para o [email protected]