Alguns medicamentos ainda não podem ser prescrito digitalmente. Neste artigo, vamos apresentar quais são e o porquê de não estarem disponíveis

Índice

1. Medicamentos que podem ser prescritos digitalmente

2. Quais ainda não são possíveis prescrever digitalmente?

3. Produtos derivados de Cannabis (RDC 660/22)




Medicamentos que podem ser prescritos digitalmente

Todos os medicamentos de receituário simples e controlados (branco - 2 vias) da lista C1, C5 e antibiótico, podem ser prescritos digitalmente. Não haverá problema algum, pois não necessitam envios de notificações físicas ao paciente. 

Além disso, os medicamentos isentos de prescrição (MIP), suplementos e dermocosméticos podem ser prescritos sem assinatura digital qualificada (certificação digital com padrões ICP-Brasil).

Clique aqui para ver o guia rápido de medicamentos que podem ser prescritos!


Quais medicamentos ainda não são possíveis de prescrever apenas digitalmente?

As notificações A, B, C2, C3 ainda não podem ser emitidas e enviadas apenas digitalmente pela Memed, pois a Anvisa ainda exige que seja entregue a notificação azul/amarela/branca para o paciente. Portanto, todos os medicamentos que necessitam desses receituários não podem ser prescritos apenas digitalmente, é preciso emitir o talonario impresso preenchido a mão também.


Produtos derivados de Cannabis (RDC 660/22)

Texto de conteúdo De acordo com RDC 660/22, que define os critérios e os procedimentos para a importação de produtos derivados de Cannabis, não existe a necessidade de receituário de controle especial para a importação dos mesmos. 

Leia a resolução RDC nº 660 de 30 de março de 2022 - DOU, Imprensa Nacional

Dessa forma, ao prescrever digitalmente os produtos que se encaixam nessa descrição, utilize a aba de "Nomes Comerciais"e digite o produto a ser prescrito, conforme a imagem abaixo. 



Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.