Perfis com acesso à Guia de Encaminhamento: Recepção e Pós Consulta, Financeiro, Gerente.
O que é:
Quando um paciente executa um procedimento em um laboratório ou clínica parceira, e é necessário emitir uma guia de encaminhamento.
O que fazer:
- O processo completo consiste em:
1 - Gerar uma proposta.
2 - Após o paciente aceitar a proposta, gerar a conta (contrato).
3 - Receber do paciente: valor total ou parcial.
4 - Emitir a Guia de Encaminhamento
1 - COMO GERAR A PROPOSTA?
- Existem duas formas de gerar uma proposta no Feegow: A partir de um pedido de exame do profissional de saúde (médico) ou inserindo manualmente.
- A primeira forma é durante o atendimento, o médico pode fazer um Pedido de Exame (1), e selecionar a opção de gerar uma proposta automaticamente.
- Para isso, basta o médico clicar em Pedido de exame.
- Inserir pedido padrão (conforme imagem acima).
- Selecionar os exames (1) e salvar (2), conforme imagem abaixo. Se não for imprimir, basta fechar a janela de impressão.
- O pedido ficará salvo no prontuário (1) e também nas propostas (2) desse paciente:
- A segunda forma de criar uma proposta é inserindo manualmente acessando > Cadastros (1) > Propostas (2) > inserir (3).
- Depois de clicar em Inserir, irá aparecer a tela para a edição de proposta.
- Será necessário preencher todos os dados (1) e inserir os itens da proposta (2).
- Para inserir, basta pesquisar na barra de pesquisa ou clicar na caixa de Seleção Rápido. Não esqueça de salvar.
Como configurar os itens da seleção rápida? O assessor da unidade ou a Central, pode realizar essa configuração acessando Cadastros > Procedimentos > Procedimento Rápido.
- Após inserir os procedimentos da proposta, é importante preencher os executantes, já que o valor pode alterar dependendo de quem for executar.
2 - GERANDO O CONTRATO/CONTA A RECEBER
- Quando a conta a receber é gerada, cria um vinculo entre a clínica e o paciente. O paciente passa a ter um compromisso de pagamento com a clínica, por isso, é importante gerar a conta a receber somente após o aceite do paciente.
- Para isso, basta clicar em Gerar Contrato.
Importante: Quando gerar a conta a receber, pode ser que o valor altere. Isso acontece quando o EXECUTANTE tem o Recebimento Parcial ativado.
3 - RECEBER O VALOR DO PACIENTE: TOTAL OU PARCIAL.
- Quando a Conta a Receber for criada, será possível alterar o executante ou manter o mesmo executante da Proposta.
- É importante selecionar o executante antes de dar baixa no recebimento, já que o valor pode alterar de acordo com o executante selecionado.
Importante: Se o valor que aparece na CONTA for diferente do valor que estava na PROPOSTA, é por que esse executante está com o recebimento parcial ativado. O recebimento parcial só deve ser ativado nos casos em que o paciente paga parte do exame na clínica e outra parte no laboratório/parceiro. Caso precise alterar essa configuração, acesse Cadastros > Fornecedores > Procure o fornecedor > Desmarque a opção Recebimento Parcial.
- Após conferir se o valor da conta está correto, basta clicar no ícone de recebimento no canto inferior da página (1), selecionar a forma de recebimento (2) e clicar em Pagar (3).
- O botão ficará verde e o pagamento será registrado.
4 - EMITIR A GUIA DE ENCAMINHAMENTO
- Após receber o pagamento (1), é possível imprimir a Guia de Encaminhamento clicando na impressora (2) no canto superior direito.
- Em seguida, selecione os valores para imprimir (3) e clique em salvar (4).
- A Guia de Encaminhamento será gerada com os dados dos executantes.