Índice

1. O que é?

2. Usabilidade

3. Detalhamentos das colunas

4. Informações Adicionais




O que é?


Fluxo de caixa é o dinheiro que entra e sai do seu negócio em um período de tempo. É o movimento de caixa que mostrará se sua clínica tem dinheiro para pagar suas contas, ou se precisa recorrer a capital de terceiros (como empréstimos) para ter capital de giro e conseguir cobrir a escassez.


Geralmente, o valor que ENTRA nas clínicas vem das operações (dinheiro pago pelos clientes por serviços ou bens fornecidos pela clínicas) ou atividades de investimentos (ganhos nos fundos, por exemplo).


Em relação a SAÍDA dos valores, normalmente vem das operações (gastos necessários para manter o negócio funcionando), atividades financeiras (pagamentos de juros, emissão de dividendos,..) ou atividades de investimentos (compra de ativos fixos,...).


A categorização das contas são baseadas nos planos de contas, que é dividido em: 

  • Ativo (patrimônio da clínica - estoque, máquinas, empréstimos, imóveis)

  • Passivo (pagamentos - pagamentos aos fornecedores, bancos, obrigações fiscais)

  • Receitas (entradas do caixa - venda de serviços e produtos na clínicas)

  • Despesas (saídas do caixa - salários dos funcionários, quitação, aluguel).

Usabilidade


Para gerar o relatório é necessário ir em: RELATÓRIO > FLUXO DE CAIXA.


Pode ser gerado pelo tipo diário ou mensal, sendo possível também mostrar ou não a coluna das entradas a saídas previstas:



Ao gerar o relatório diário, a exibição será dessa forma, onde a letra do lado esquerdo corresponde ao dia da semana e a data ao dia do mês: 



A coluna de SALDO irá calcular o valor das entradas - o valor das saídas. Conforme o print acima, por exemplo, no dia 03/07 como não houve nenhuma entrada, o saldo será negativo. 


A coluna de PREVISTOS, irá apresentar somente as contas consolidadas onde o vencimento da conta esteja dentro desse dia filtrado. Ou seja, as contas não consolidadas ou com vencimento em outra data não irão aparecer.


  • Exemplo: As contas de despesas fixas ou receitas fixas, só serão contabilizadas ao serem consolidadas (gerada a conta a receber). Quando estiverem ainda dessa forma, não irá contabilizar:



Em relação ao que for recebido no cartão de crédito, irá aparecer de acordo com a data da previsão na baixa de cartão, configurada dentro de CADASTRO > CONTA CORRENTE > DIAS PARA CRÉDITO.


Já a coluna de REALIZADOS será baseada na data do pagamento da conta a receber. Ou seja, apenas o que foi recebido no dia filtrado e não necessariamente de acordo com a data do vencimento (data que aparece no listar contas).


  • Exemplo: Ao gerar uma conta a receber na data do dia 01/07 e pagar no dia 02/07, ela irá contabilizar na coluna do dia 02/07 e não no dia do vencimento, como a conta pode ser gerada em um dia e paga em outro. Visto isso, a conta a receber (consolidada) irá aparecer na aba de PREVISTO no dia 01/07 e REALIZADO no dia 02/07, a conta a receber irá contabilizar nas duas colunas do relatório.


Em relação ao que for recebido no cartão de crédito, irá aparecer somente as contas a receber que foram baixadas, dentro de FINANCEIRO > CARTÕES > BAIXA DE PAGAMENTOS. Esse valor irá sempre arredondar para cima.




Detalhamento das colunas


Ao clicar em cima do valor, irá listar todas as contas referentes a data selecionada, apresentando a data do vencimento, detalhamento:


  • A aba de “Valor Conta” é referente ao valor TOTAL da conta a receber, a aba de “Valor Pago” ao que DE FATO pago da conta e o “Valor Fluxo” será o valor do pagamento


  • A coluna de “Valor Pago” será preenchida apenas se a conta tiver sido paga, no caso das contas da aba de PREVISTO irá ficar com o valor de R$0,00.


  • A coluna de “Valor Fluxo” corresponde ao (valor do pagamento - a taxa do cartão de crédito) dividido pelo valor de parcelas. Ou seja, é o mesmo valor que se encontra na baixa de cartão caso não tenha sido alterada manualmente. Caso a conta a receber não tenha sido paga na modalidade de cartão, o valor será igual a coluna de “Valor Pago”.




Informações Adicionais


Não é possível comparar 100% das movimentações do relatório de fluxo de caixa com outro relatório como cada um possui informações diferentes. Porém, uma forma de tentar visualizar é através do relatório de CONTAS A RECEBER, utilizando o filtro de data de pagamento ou data de vencimento.

  • Essa listagem é diferente do que será exibido em FINANCEIRO > CONTAS A RECEBER > LISTAR, como lá será apresentado contas não consolidadas e também exibido baseado pela data de vencimento e não pela data do pagamento da conta. 


Além disso, podem ter contas geradas em uma unidade e pagas em outra, ou seja, ele vai constar no PREVISTO de uma unidade e no REALIZADO de outra!


Observação: O relatório não é atualizado ao recarregar a página, apenas ao fechar e abrir novamente o relatório.




Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.